terça-feira, 9 de outubro de 2012

Japão : gigante do Oriente

* Terceira maior potência economica do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos e o Canadá ;
Essa posição deve-se á diversidade de seu parque industrial e também ao fato de abrigaruniversidade e centros de pesquisas, onde se desenvolvem as mais avançadas tecnologias.

* População japa usufrui de exelente qualidade de vida, ocm alta expectativa de vida.

-- Com os recursos obtidos, o governo japa investiu na reconstrução do país, direcionando bilhões de dólares a implantação de obras de infraestrutura ( obras, ferrovias, portos, usinas elétricas etc ).

FATORE QUE CONTRIBUIRAM PARA QUE O GOVERNO JAPONES PUDESSE ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS :

* Mão de obra barata e abundante para as industrias
* Longa jornada de trabalho dos operários
* Fidelidade do trabalhador á empresa
* Aplicação maciça de verbas na área educacional
* Criação e aprimoramento e novas tecnologias

* Como seu territorio é pouco privilegiado em recursos minerais e energéticos fosséis, o país foi obrigado a se tornar grande importador desses proutos. São importados por exemplo : ferro, bauxita, manganês. cobre, petróleo, carvão e gás natural.
___________________________________________________________________________________
CARACTERISTICAS FISICAS DO TERRITORIO JAPONES

- Formado por grande cadeia de montanhas que emerge do fundo do oceano pacifico, composto de quatro granes ilhas - Honshu ( a maior delas ) , Kyushu, Shikogu e Hokkaido - o arquipélago conta ainda com milhares de outras ilhas menores. O Japao encontra-se em uma região de grande atividade geológica conhecida como ''Circulo de Fogo do Pacífico''. Nessa área há o encontro de diferentes placas litosféricas, o que dá origem a intensos fenômenos vulcânicos .
___________________________________________________________________________________

* No Japao , os investimentos destinados as pesquisas tecnológicas têm sido expressivos. Na grande parte, essas pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento de novos produtos e para a racionalizacão e modernização do processo produtivo. Na maioria das multinacionais do pais as linhas de produção encontram-se totalmente informatizadas e robotizadas, sendo o Japão a nação que reúne o maior número de robôs industriais em atividade do mundo.

* Com média de 340 hab./Km², o Japao se coloca entre o maises mais densamente povoados do mundo, Esse indice serulta da relacao entre sua populacao de mais de 127 milhoes de habitantese a area relatiamente pequena de seu teritorio de cerca de 378 mil km².

* O territorio montanhoso do Japao impõe sérias limitações a expansão das atividades agrícolas.
Essas terras agricultáveis estão divididas de maneira geral em pequenas propriedades rurais que não ultrapassam dois hectares de área total.
Com o objetivo de superar as limitções impostas pela natureza, o governo vem auxiliando aos agricultores no emprego de modernas tecnologias de cultivo, a fim de que eles tenham melhor aproveiramento de suas terras. Contudo, a produção japa de alimentos é insuficiente para abastecer o mercado interno, sendo necessario recorrer a importações.

* O desafio mais importante éa crise econômica que o pais atrabessa = Estagnação do ritmo de crescimento econômico do país , que até o início da década de 1990 se mantinha bastante elevado. Essa desaceleração da economia tem causado falência de empresas e aumento do desemprego no país.
Entre as principais causas esta o enorme déficit público, gerado pelos altos gastos do governo com aposentadorias e outros benefícios sociais destinados ao crescente contingente de idosos.
A canalização em massa de recursos para o setor social tem feito o governo investir menos nos setores produtivos da econmoia diferentemente do que ocorria a décadas.
As baixas taxas de natalidade , consequentemente os reduzidos índices de crescimento natural que o país atingiu nas últimas décadas tem preocupado as autoridades japonesas.

* Outro aspecto relevante para entendermos a atual crise japonesa e a estagnacao do consumo no pais, em grande parte provocada pelo envelhecimento da populacao. Diferentemente dos paises ocidentais desenvolvidos onde os idosos consomem cada vez mais.

* A economia do país é extemamente dependente do consumo interno, de produtos manufaturados. Portanto, se os japas poupam mais do que consomem a economia entra em recessão, ou seja, as fábricas passam a produzir menos e a demitir os funcionários em massa.
 - O desemprego dos ultimos anos apresentou uma nova realidade para os japoneses : a pobreza

14 comentários:

  1. as maiores potencias sao:
    EUA
    China(nao canadá)
    Japao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao as maiores sao china Estados Unidos e Japão

      Excluir
    2. Eu fiz esse resumo em 2005 kkkk. Muita coisa mudou de lá pra cá. Sem falar que eu tinha feito de um livro didático, que por natureza já é desatualizada, já que são trocados a cada quatro anos rsrs. Desculpa kkkk

      Excluir
    3. Canada nunca foi a 2a economia do.mundo

      Excluir
    4. O japão é o treceiro maior pais ( em relação ao ponto de vista economico ) do mundo sendo superado por : EUA e CHINA
      O japão passou por 2 revoluções que são : a ERA MEIJI e a RECUPERAÇÃO PÓS GUERRA

      Na Era Meiji ocorreu a restauração do império ( quebra do sistema feudau ) e a centralização do poder no imperador que tinha como objetivo modernizar o pais

      Recuperação pós guerra com a implantação dos KEIRETZUS que eram conglomerados empresarias que investiam pesado no mercado externo ( com os investimentos dos EUA no periodo da guerra fria ) deram margem para que o japão se reerguesse principalmente em educação e industrias ( transformando os japoneses em uma mão de obra qualificada a disciplinada ( eles trabalhavam entre 12 a 18 horas por dia ) fazendo com que eles não tivessem tempo de gastar o dinheiro que eles ganhavam ( ficando armazenado em poupanças ) que o governo pegava para reerguer o pais

      Excluir