terça-feira, 23 de outubro de 2012

As regiões polares.

*Caracteristica natural iportante das regioes polares e a formação de inlandsis , espessas camadas de gelo constituídas pela compactação de neve.

As grandes camadas de gelo e as características climaticas polares, no entanto não impedem o desenvolvimento da fauna e da flora nessas regiões .

*No Artico, a exploração economica e povoamento de diversas áreas são muito marcantes por conter valiosos recursos como petróleo, gás natural, urânio e ouro além de abrigar animais com pele de alto valor comercial, a região vem tendo sua paisagem bastane alterada soma se isso o fato de ter sido povoada a milhares de anos

* Ja a Antartica ainda que contenha muitos dos recursos naturais que existem no Artico não é explorada economicamente, nem povoada mas habitada por pesquisadoresde diversos paises que buscam conhecer melhor seu território.

Atualmente as principais atividades economicas no Artico sao ligadas a pesca e a extração de recursos minerais e energeticos fosseis. Esses recursos sao tranportados por oleodutos gasodutos e navios detinados principalmente aos Estados Unidos, Canada, Russia e alguns paises europeus.

As tranformações no espaco geografico o Artico vem acarretando mudancas no modo de vida do povos nativos.

*As atividades economicas desenvolvidas na regiao levaram esses povos que antes viviam como nomades a habitar cidades e a trabalhar em atividades ligadas a industria ao comercio.

* Destacam se os inuites e os lapões. Os inuítes vivem em areas do norte da America e na Groelandia , viviam em pequenos grupos caçando e pescando, ao passar a viver em cidades grande parte deles tornou se sendentarios e usuarios de novas tecnoloias.

Os lapões formam uma comunidade de 100 mil pessoas , dividida sem difentes grupos que habitam os território do norte da Finlandia, Suecia, Noruega e Rússia. Esse povo vivia e barracas de couro dependendo da grande parte de caça da pesca e do pastoreio, hoje, assim como os inuítes os lapões habitam em povoados dedicando especialmente a crianção extensiva de renas. Tanto os lapões como os inuítes vem lutando por seus direitos sobre os território que habitam.

* Na Antartica embora o congelamento ocorra no inverno polar o solo antartico permanece coberto por espessas camadas de gelo durante todo o ano . As temperaturas na região polar sul são mais baixas que no norte e tbm menores da Terra;

A ocupação do territorio Antártico por bases de pesquisa e regulametada desde 1961. quando foi ratificado o Tratado da Antartica, nesse tratado decidiu se que o continente não pertenceria a nehum pais. Naquela ocasião foram tbm liberadas as pesquisas com fins pacíficos e proibidos testes nucleares depósitos de lixo radioativo.

Alem dessas resoluções foram proibidas as atividades econômicas extrativas como exceção da pesca permitida non oceano.

* A caça e a pesca predatória estao ameaçando um número cada vez maior de espécies animais polares. Outros sérios prolemas que afetam as regiões polares são o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.

Um comentário: