quarta-feira, 22 de agosto de 2012

União Européia

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o retrato do Velho Mundo era o mesmo: a maioria dos países europeus encontrava-se em uma situação de devastação com sérias complicações sociais e econômicas. Assim, em 1944 alguns países como Bélgica, Luxemburgo e a Holanda (como representante dos Países Baixos), diante do quadro da impossível reconstrução por meios próprios, passaram a organizar um grupo que visasse o crescimento conjunto das três nações.

Com o sucesso da união formada entre as nações, o Tratado de Roma de 1957 oficializaria o Mercado Comum Europeu, também conhecido como Comunidade Econômica Europeia. Ingressando ao grupo, a Itália passou a concentrar seus trabalhos junto a Alemanha e França para o estabelecimento de circulação mais flexível de mercadorias entre os membros da Comunidade. Em 1991, o Tratado de Madri já antecipava o que iria firmar-se em 1993, ano da criação oficial da União Europeia.
Nessa época, o bloco econômico já contava com a adesão de outros países como Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Grécia, Irlanda, Portugal, Suécia, Espanha e Finlândia.

Juntos, os países instituiram taxas de juros e impostos comuns e a circulação de uma moeda única, medida que passou a vigorar em 2002, sendo exceção para Reino Unido, Suécia e Dinamarca, que não submeteram-se à circulação do Euro. Entre outras ações, o bloco somava seus trabalhos para o estabelecimento de medidas que buscassem o desenvolvimento industrial, de infraestrutura, transporte e telecomunicações, além da liberdade na circulação comercial de bens, serviços, capitais e pessoas.
Atualmente, o bloco reúne 27 países e ainda estuda possibilidades para admitir países candidatos. A União Europeia concentra fatores econômicos, políticos e sociais que fazem da organização uma das mais influentes do mundo.

E é isso ai gente . Beijos e até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário