terça-feira, 23 de outubro de 2012

Austrália e Nova Zelândia

* Expressivo desenvolvimento econômico

* As economias da Austrália e da Nova zelandia destacam- se em diferentes setores de atividades.

Austrália: expressivo desenvolvimento na mineração. A expansão da atividade mineradora foi um dos fatores mais importantes para impulsionar o processo de industrialização do pais, dando origem a formação de um parque indusrial bastante diversificado.

Nova Zelandia: destaca-se pelo grande desenvolvimento da atividade pecuária sobretudo a criação de ovinos cujo rebanho é o sexto maior do mundo, com cerca de 40 milhões de cabeças.A expansão dessa atividade impulcionou o crescimento das fábricas ligadas ao beneficiamento dos produtos pecuários como laticínios e frigoríficos.

* A Australia apresenta grandes extensões de áreas desérticas e semiáridas condição que limita a expansão das atividades agrárias, sobretudo da agricultura.

* A pecuária australiana também e bastante expressiva sendo desenvolvida predominantemente nas áreas de clima semiárido.

Na Nova Zelandia as condições naturais também impõem restrições a expansão de atividades agropecuárias . Grande parte desse território e constituída de relevos montanhosos e extensas florestas. Por isso as áreas cultivadas se restringem basicamente as regiões de planícies , localizadas na costa leste da ilha ao sul. Entre as lavouras mais cultivadas destacam-se as de cereais como trigo, cevada e aveia e as de batata generos tipicos do clima temperado que apresenta temperatura entre 8ºC e 13º C e chuvas bem distribuidas durante todo o ano.

Ambos apresentam belissimas e variadas paisagens naturais , o que atrai muitos turistas. Na Nova Zelandia o turismo é uma das principais atividades econômica . O país apresenta paisagens naturais lindas e a prática de esportes radicais como esqui na neve, o bungee jump etc

Vários fatores explicam a excelente qualidade de vida que os australianos e neozelandeses desfrutam atualmente. Entre esses fatores, o principal relacionado a equilibrada distribuição de riquezas geradas nesses pases em razão da qual a população tem acesso a bens e serviços que satisfazem suas necessidades.

* Concientização ecológica na Australia e na Nova Zelandia é uma das mais avançadas do mundo , lá todos se preocupam com a preservação da natureza.

Maioria da população é descendente de colonizadores ingleses. O domínio ingles sobre as terras durou até a metade do secudo XX quando esses países conquistaram a independencia politica. Além dos ingleses , a Australia e Nova Zelandia receberam grandes contingentes de outros imigrantes sobretudo europeus como irlandeses, italianos, gregos e escoceses. Esse fato explica a grande diversidade de povos na composção étnica dessas nações que se caracterizam pela formação de duas sociedades multiculturais.

* Apesar do expressivo desenvolvimento socioeconômico alcançado pelas sociedades australianas e neozelandesa , uma parcela da população desses paéses continua marginalizada( aborígenes e maoris) . As consequências da colonização foram além da dizimação desses povos existindo ainda hoje profundas marcas na sociedade daqueles países. Os aborígenes e os maóris sofrem muita discriminação, não tendo os mesmos pivilégios de que desfrutam os demais segmentos da população.

E é isso aí , espero que tenham entendido tudinho !! Beijos e deixem seu comentário. Até a próxima.

19 comentários:

  1. Desculpe mais não me ajudou muito
    tem muito mais conteúdo sobre essa matéria

    ResponderExcluir
  2. Desculpe mais não me ajudou muito
    tem muito mais conteúdo sobre essa matéria

    ResponderExcluir
  3. 👴🏽👴🏽👴🏽

    ResponderExcluir
  4. alguém pode me enforma qual é as principais atividades economicas pq eu tenho problema é não consigo achar kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me explicar por favor qual a importância do Turismo para Austrália e para Nova Zelândia porque eu não consegui achar Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  6. Eu queria achar o subdesenvolvimento e o desenvolvimento da Nova Zelandia

    ResponderExcluir