terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Bacia do Pacífico : aspectos econômicos e naturais.

Cículo de Fogo e a Bacia do Pacífico

* O oceano Pacifico esta situado em uma parte do nosso planeta com intenso movimento de placas tectônicas em razão do encontro da grande placa do Pacífico com outras placas, como a de Nazca e a Indo-australiana. Os limites entre essas placas estao continuamente sob tensão por causa da forca do atrito entre elas. Quando o limite de resistencia da borda de uma das placas é atingido, as rochas se rompem provocando terremotos ou erupções . É desse fato que provém a denominação Círculo de Fogo, já que a região abriga grande concentração de vulcões em atividade formando uma especia de arco.

* A Oceania esta dividida em trrês grane conjuntos: MELANÉSIA ( canto esquerdo de baixo ), MICRONÉSIA ( canto esquerdo de cima ) e POLINÉSIA ( canto direito )

Assim como o Tonga , os arquipelado das ilhas Fiji tem origem nos recifes de coral formados em torno de vulcões inativos. A base de economia eta na cultura da canad e acucar e no turismo. O atrativo esta nas paisagens paradisiacas dos atois de coral com suas praias de areias brancas e o mar de aguas claras e quentes;

COMO SE FORMAM OS ATÓIS NO PACÍFICO ?

1- Recifes de coral começam a crescer nas encostas de um vulcão enquando este ainda esta em atividade.
2- Depois que a atividade cessa, a maontanha afunda. Porem os recifes continuam crescendo ate chegar a superficie, formando uma especie de coroa de rochas de coral.
3- Por fim, o cone vulcanico desaparece totalmente, deixando no centro do atol uma grande lagoa de aguas rasas . O movimento das correntes e das marés pode depositar sedimentos dando origem a pequenas ilhas de areia no interior da lagoa.


3 comentários: