quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sociedades do consumo !!

O avanço do capitalismo vem acompanhado de importantes inovações , o que leva a um aumento crescente da produção , gerando a sociedade do consumo;
O consumismo se caracteriza pelo volume exagerado de produtos que se adquire e também pela compra por aquilo que não é essencial á nossa subsistência.
O aumento da demanda por materias primas necessarias a produção de novas mercadorias , o que acelera o ritmo da degradaçao ambiental;
Para atender ao grande aumento da producao foi preciso explorar uma quantidade cada vez maior de recursos. Desse modo a natureza passou a ser vista apenas como fonte de materias primas o que deflafrou um intenso processo de degradação ambiental;
A intensa exploração levara a um rápido esgotamento desses recursos, que não são renováveis. O petróleo por exemplo não é renovável , constitui a principal fonte de energia . A falta de petróleo levaria a paralisação de muitas atividades industriais e de grande parte dos meios de transporte
O crescente aumento do consumo ocorre de maneira diferentes entre países. Grande parte dessa população encontra-se nos países desenvolvidos onde a renda per capita é elevada, possibilitando maior acesso ao consumo.
Os países desenvolvidos consomem mais recursos por isso são responsáveis pela maior parte dos problemas ambientais. Isso ocorre porque os países ricos lançam uma imensa quantidade de gases tóxicos na atmosfera, alem de produzir a maior parte do lixo doméstico e industrial que contamina o meio ambiente.
A degradação da natureza nos países subdesenvolvidos é intensa e o espaço de seus territórios e bem transformado( erosão dos solos , desertificação , contaminação dos recursos hídricos etc )
Segundo Malthus o crescimento populacional ocorreria em um ritmo acelerado que o crescimento da produção de alimentos levaria a um quadro de fome sem precedentes.
Superpopulação : crescimento demográfico relativamente maior que a disponibilidade dos recursos necessários para suprir as necessidades de consumo da população; Os países subdesenvolvidos são eles que na atualidade apresentam as mais taxas de crescimento populacional ; Já para os estudiosos, o problema está no padrão de consumo , pois os países desenvolvidos contribuem muito mais para a dilapidação na natureza  Alem disso , o nível de consumo desses países é maior que a própria capacidade de gerar recursos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário