quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Europa Desenvolvida

EUROPA DESENVOLVIDA : CAP 13

Processo de industrialicação ganhou impulso na Europa . A atividade fabril progrediu muito levando varios países a se tornar os mais industrializados do mundo

Nas indústrias destacam-se as empresas transnacionais que dominam uma parcela significativa da produção mundial

Esses países apresentam ate hoje um setor secundario extremamente diversificado e evoluido. O parque industrial caracteriza-se pela presença de industria de base , tradicionais, e alta ternologia.

Quando os paises inciaram o processo de industrialização, a energia usada para as maquinas era obtida por meio da queima do carvão. Isso levou muitas fábricas a se instalarem próximo as áreas onde esse recurso fossil era encontrado em grande quantidade. O petróleo também passsou a ser usado como fonte de energia.

Contudo, o emprego do carvão e do petróleo em larga escala não foi o suficiente para suprir a demanda do aumento do consumo energetico , levando os países a investir em outras formas de energia como usinas hidrelétricas nucleares.

Como grande parte desssa energia provem da queima do combustiveis fosseis, as industrias daqueles paises tem sido responsaveis por uma grande parcela dos gases poluentes como o dioxido de carbono, lancados na atmosfera terrertre.

A formação da chuva acida : ocorre por cuasa da reação quimica do dioxido de carbono e outros gases expelidos pelas fabricas e automoveis. Ao precipitar em forma de chuva essa agua acarreta graves consequencias ao meio ambiente. Queima as arvores cujas folhas adiquirem tom amarelado e caem.  Alem da chuva acida os paises mais desenvolvidos enfrentam outros problemas como o lixo nuclear.

A maioria da população da europa eh predominantemente urbana. Com o avanço das industrialização as fabricas nas cidades passaram a atrair grande qtdade de trabalhadores rurais fazedndo aumentar a população urbana Isso também propiciou a modernização dos instrumentos agricolas , no campo.

O intenso processo de urbanização originou uma rede urbana bastante densa e complexa, caracterizada peka exstencia de muitas cidades, desde pequenas e médios centros até metrópoles.

Com essa concentracao dessas cidades o espaco europeu tornouse bastante articulado, havendo um crescente intercambio comercial politico entre seus centros urbanos epecialmente entre as metropole.

Isso ocorre pelo fato de esses centro urbanos concetrarem grane parte das atividades econômicas , sediante mtas empresas multinacionais. Essas cidades tbm desempenham um enfluente papel no cenario politico internacional pois em mtas delas localiza se algumas das principais organizalçeoes supranacionais.

O elevado nivel de modernizaçao no campo determinou algumas das principais caracteriscticas que predominam no espaço agrário dos paises europeus mais desenvolvidos. A mecanização das propriedades ruras, por exemplo, proporcionou uma significativa redução do numero de trabalhadores no campo. Isso explica o baixo indice da PEA empregada no setor primario;

Outro aspecto da modernização do campo esta ligado ao significativo aumento da podutividade das lavouras e das criações . Esse fato coloca a europa desenvolvida na consição de grande produtora agropecuaria.

O intenso aprovitamento dos solos ocorre em quase todos os paises desenvolvidos da Europa até mesmo naqueles que apresentam extensoes territoriais maiores. A exploração das areas favoráveis a pratica agropecuaria durante dezenas de seculos contribuiu para uma grande devastação da vegetação nativa do continente europeu. Intensas florestas e campos geram lugar aos cultivos e pastagens.

A Europa desenvolvida e dotada de uma extensa e bem organizada rede de transpporte . Esse fato proporciona integracao efetiva entre so territorios dos paises dessa regiao, interligando os por uma emaranhado de vias de circulação. composto de ferrovias, rodovias, hdrovias e linhas aereasAs metropoles europeias constituem os principais pontos de intersecao da intrincada rede de tranorte europeia que alem de astante abrangente tbm se caracteriza pela exelente qualidade Isso se constata no otimo estado de conservação das rodovias e ferrovias , vem como no moderno aparelhamento dos principais portos e aeroportos da Europa desenvolvida. Tal situação garante maior segurança e eficiencia aos servicos de transporte.

É possivel concluir que a Europa desenvolvida apresenta um espaço geografico com caracteristicas bem diversas. As regioes com industrializados e urbanizados sao intensamente povoados e apresentam nivel economico mais elevado. Outros centros dinâmicos principais distribuem se pela Franca, Espanha, Portugal e Italia.

Pronto gente , e é isso ! Espero ter ajudado ! ;) Beijos beijos !

12 comentários:

  1. Muito legal, me ajudou pra caramba pra prova da reorientação...

    ResponderExcluir
  2. algumas palavras estão erradas , mais é bom do mesmo jeito me ajudou bem muito

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, me ajudou pra caramba.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, me ajudou a entender bastante. Apenas os erros de português precisão ser corrigido para uma facilitação na leitura do texto. Mas no geral está ótimo. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. vc devia aprender portugues, pq pqp ta foda de ler viu

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir