quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fluxos populacionais : o caso das migrações internacionais

       Deslocamentos populacionais em que as pessoas atravessam fronteiras poluticas de seus países de origem para se estabelecer no exterior é chamado de migrações internacionais.
Esses fluxos estão relacionados aos fatores de atração, melhores condições de vida.
Os trabalhadores migram dos países subdesenvolvidos , para os desenvolvidos onde encontram melhores condições de vida e perspectiva de salário mais elevado;
* Uma das principais características dos fluxos internacionais , são as facilidades que os migrantes tem para se deslocar, em virtude da possibilidade de realizar viagens aéreas e marítimas;
Saída de brasileiros para o exterior -> EMIGRAÇÃO
Entrada de estrangeiros no país -> IMIGRAÇÃO
* A emigração tem sido motivado por dificuldades financeiras; Em contrapartida o Brasil tem acolhido imigrantes de diversas origens ,  a maioria a procura de trabalho ou abrir algum negocio próprio , sobretudo nos grandes centros urbanos.
* Outra característica de imigração no brasil é a entrada de profissionais mais qualificados no pais, vindos principalmente dos Estados Unidos para trabalhar em empresas multinacionais.
Os movimentos migratórios internacionais no Brasil estão em equilíbrio, quase não há diferença entre a quantidade de imigrantes e o numero de emigrantes.
Os refugiados são aqueles indivíduos que sofrem perseguições de ordem politica, religiosa , ou étnica, e são obrigados a deixar o local em que vivem e refugiar-se em regiões onde se sintam seguros , mesmo que seja no interior do próprio país.
* Os fluxos turísticos são motivados pelo lazer, este cresceu com a chamada ''industria do turismo''. A utilização de industria baseia-se na ideia de comercialização em viagens em grande escala, a custos reduzidos, com maiores lucro( pacotes de viagens , redes de hotéis, cruzeiros marítimos etc ).Esses fluxos estão se tornando cada vez mais importantes na economia dos países.
        É isso aí gente !! Comentem ai !! Abraços !! 

2 comentários: