domingo, 24 de junho de 2012

Questões políticas , ideológicas e populacionais na Europa política

Europa desenvolvida é uma das regioes mais populosas e povoadas do mundo .
Distribuição irregular , em extensas áreas existem mais de 200 hab./km²( India e China ) . Menores densidades demográficas inferiores a 10hab./km² (em regioes frias , como os Alpes , predomina a vegetação de tundra e a floresta de coníferas ).
O continente europeu abriga povos com diferentes culturas , linguas , Essas diferenças e semelhancas referem-se principalmente a religiao e a língua e, de modo geral , aos costumes desses povos . Grande parte da população formada por católicos romanos  e poucos protestantes . A língua se destaca como elemento cultural formador de nacionalidades , pois cria identidades e fortaleçe as relaçoes entre as pessoas.  
Entre algumas minorias nacionais , o sentimento nacionalista exacerbado fazem surgir grupos que apelam para o terrorismo a fim de atingir objetivos políticos.
*  os integrantes do movimento separatista ( nacionalistas ) realizam manifestações e atos políticos na tentativa de sensibilizar a opinião pública nacional e internacional a favor de sua causa .
Comparando a estrutura etária da população de países da Europa desenvolvida e países subdesenvolvidos ,que essas nações diferem na proporção de idosos , adultos e jovens no total populacional.
O intenso processo de industrialização e urbanização do continente europeu provocou mudanças do comportamento social , sobretudo o que refere-se á procriação.
 A entrada da mulher do mercado de trabalho e os altos custos de alimentação, vestuário e educação são alguns dos motivos que levaram a mtas familias a optar por um número reduzido de filhos , o que resultou na redução das taxas de natalidade e o numero médio de filhos por mulher nessa regiao.
O elevado numero de idosos é resultado aumento da expectativa de vida da população , que saltou de 66 anos para 78 anos , na Europa desenvolvida.
Adoção de bem estar social por parte de vários estados europeus em garantido aos cidadaos a educação e o direito ao seguro-desemprego á aposentadoria ,proporcionando-lhes uma elevada qualidade de vida .
Nas últimas décadas , grandes fluxos migratórios ( principalmente oriundos da África , Ásia e América Latina ) têm ido para os países europeus como Inglaterra, Itália , França , Alemanha e Bélgica.
Também é grande o fluxo migratórios de trabalhadores dos antigos países socialistas , como Sérvia , Hungria , para a Europa desenvolvida , em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho .
Os movimentos de grupos xenófobos que se apoiam em doutrinas racistas ,os quais repudiam explícita e violentamente a presença de estrangeiros além de exigir do governo que eles sejam repatriados( que voltem ao país de origem ) .
A pressão política exercida pelos grupos xenófobos tem levado o governo de vários países europeus desenvolvidos a adotar medidas que restringe a entrada de imigrantes .
Gente e é só isso , espero tem ajudado vocês , deem seus  comentários por favor , e obrigada ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário