domingo, 24 de junho de 2012

Globalização , desenvolvimento e subdesenvolvimento

A distribuição desproporcional de riquezas gera graves problemas socioeconômicos não somente entre países ricos e pobres, mas também entre os habitantes de um mesmo país, sendo a pobreza o problema mais evidente.Observe :
* quase metade da população mundial, cerca de 2 bilhões de pessoas, sobrevive com menos de 2 dólares por dia ;
* as 500 maiores fortunas do mundo ultrapassam o valor de toda a renda recebida pelas 416 milhões de pessoas mais pobres do planeta ;
* os 20% mais ricos acumulam cerca de três quartos do rendimento mundial.
Ao aumentar a concentração da renda, o processo de globalização elevou as desigualdades econômicas entre os países( Os países ricos ficaram mais ricos , e os países pobre ficaram cada vez mais pobres )
Um exemplo disso é que a participação atual dos países subdesenvolvidos na economia mundial é inferior a décadas atras . Isso porque a abertura dos mercados , levou os países sub. a enfrentarem uma concorrência com os produtos estrangeiros. Como eles não tinham condições de competir nesse mercado , muitos mercados foram levados a falência  ( o que comprometeu o crescimento das economias subdesenvolvidas. ).
Isso tbm gerou endividamento dos países subdesenvolvidos ( tarifas sendo eliminadas -> importações crescem exageradamente -> desequilibra balança comercial -> déficits se torna crescente , obrigando contrair novos empréstimos )
Globalização favorece mais as transnacionais, sediadas por paises ricos.
Outra caracteristica marcante da globalização -> disparidades tecnologica entre os paises desenv. e subdesenv.. Isso deve o fato dos paises pobres não terem conseguido acompanhar a tecnologia desenvolvida dos paises ricos.
Esse atraso dificulta o desenvolvimento  gerando DESIGUALDADE COMERCIAL.
Essa situação caracteriza a DIT( divisão internacional do trabalho ) , de um lado estão os paises pobres , dependentes da exportação dos produtos primarios , que são produtos menos valorizados . Do outro lado estão os paises ricos desenv. exportadores de produtos avançados tecnologicamente cujos preços são valorizados .
Pode-se perceber que a globalização esta acentuando as desigualdades entre os paises desenv. e subdesenv. Esta fazendo com que os paises ricos continuem ricos e os pobres continuem podres .
E é isso gente , espero que tenham gostado , deixem seus comentários e obrigada !

Nenhum comentário:

Postar um comentário