quarta-feira, 22 de agosto de 2012

União Européia

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o retrato do Velho Mundo era o mesmo: a maioria dos países europeus encontrava-se em uma situação de devastação com sérias complicações sociais e econômicas. Assim, em 1944 alguns países como Bélgica, Luxemburgo e a Holanda (como representante dos Países Baixos), diante do quadro da impossível reconstrução por meios próprios, passaram a organizar um grupo que visasse o crescimento conjunto das três nações.

Com o sucesso da união formada entre as nações, o Tratado de Roma de 1957 oficializaria o Mercado Comum Europeu, também conhecido como Comunidade Econômica Europeia. Ingressando ao grupo, a Itália passou a concentrar seus trabalhos junto a Alemanha e França para o estabelecimento de circulação mais flexível de mercadorias entre os membros da Comunidade. Em 1991, o Tratado de Madri já antecipava o que iria firmar-se em 1993, ano da criação oficial da União Europeia.
Nessa época, o bloco econômico já contava com a adesão de outros países como Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Grécia, Irlanda, Portugal, Suécia, Espanha e Finlândia.

Juntos, os países instituiram taxas de juros e impostos comuns e a circulação de uma moeda única, medida que passou a vigorar em 2002, sendo exceção para Reino Unido, Suécia e Dinamarca, que não submeteram-se à circulação do Euro. Entre outras ações, o bloco somava seus trabalhos para o estabelecimento de medidas que buscassem o desenvolvimento industrial, de infraestrutura, transporte e telecomunicações, além da liberdade na circulação comercial de bens, serviços, capitais e pessoas.
Atualmente, o bloco reúne 27 países e ainda estuda possibilidades para admitir países candidatos. A União Europeia concentra fatores econômicos, políticos e sociais que fazem da organização uma das mais influentes do mundo.

E é isso ai gente . Beijos e até a próxima ;)

Europa Desenvolvida

EUROPA DESENVOLVIDA : CAP 13

Processo de industrialicação ganhou impulso na Europa . A atividade fabril progrediu muito levando varios países a se tornar os mais industrializados do mundo

Nas indústrias destacam-se as empresas transnacionais que dominam uma parcela significativa da produção mundial

Esses países apresentam ate hoje um setor secundario extremamente diversificado e evoluido. O parque industrial caracteriza-se pela presença de industria de base , tradicionais, e alta ternologia.

Quando os paises inciaram o processo de industrialização, a energia usada para as maquinas era obtida por meio da queima do carvão. Isso levou muitas fábricas a se instalarem próximo as áreas onde esse recurso fossil era encontrado em grande quantidade. O petróleo também passsou a ser usado como fonte de energia.

Contudo, o emprego do carvão e do petróleo em larga escala não foi o suficiente para suprir a demanda do aumento do consumo energetico , levando os países a investir em outras formas de energia como usinas hidrelétricas nucleares.

Como grande parte desssa energia provem da queima do combustiveis fosseis, as industrias daqueles paises tem sido responsaveis por uma grande parcela dos gases poluentes como o dioxido de carbono, lancados na atmosfera terrertre.

A formação da chuva acida : ocorre por cuasa da reação quimica do dioxido de carbono e outros gases expelidos pelas fabricas e automoveis. Ao precipitar em forma de chuva essa agua acarreta graves consequencias ao meio ambiente. Queima as arvores cujas folhas adiquirem tom amarelado e caem.  Alem da chuva acida os paises mais desenvolvidos enfrentam outros problemas como o lixo nuclear.

A maioria da população da europa eh predominantemente urbana. Com o avanço das industrialização as fabricas nas cidades passaram a atrair grande qtdade de trabalhadores rurais fazedndo aumentar a população urbana Isso também propiciou a modernização dos instrumentos agricolas , no campo.

O intenso processo de urbanização originou uma rede urbana bastante densa e complexa, caracterizada peka exstencia de muitas cidades, desde pequenas e médios centros até metrópoles.

Com essa concentracao dessas cidades o espaco europeu tornouse bastante articulado, havendo um crescente intercambio comercial politico entre seus centros urbanos epecialmente entre as metropole.

Isso ocorre pelo fato de esses centro urbanos concetrarem grane parte das atividades econômicas , sediante mtas empresas multinacionais. Essas cidades tbm desempenham um enfluente papel no cenario politico internacional pois em mtas delas localiza se algumas das principais organizalçeoes supranacionais.

O elevado nivel de modernizaçao no campo determinou algumas das principais caracteriscticas que predominam no espaço agrário dos paises europeus mais desenvolvidos. A mecanização das propriedades ruras, por exemplo, proporcionou uma significativa redução do numero de trabalhadores no campo. Isso explica o baixo indice da PEA empregada no setor primario;

Outro aspecto da modernização do campo esta ligado ao significativo aumento da podutividade das lavouras e das criações . Esse fato coloca a europa desenvolvida na consição de grande produtora agropecuaria.

O intenso aprovitamento dos solos ocorre em quase todos os paises desenvolvidos da Europa até mesmo naqueles que apresentam extensoes territoriais maiores. A exploração das areas favoráveis a pratica agropecuaria durante dezenas de seculos contribuiu para uma grande devastação da vegetação nativa do continente europeu. Intensas florestas e campos geram lugar aos cultivos e pastagens.

A Europa desenvolvida e dotada de uma extensa e bem organizada rede de transpporte . Esse fato proporciona integracao efetiva entre so territorios dos paises dessa regiao, interligando os por uma emaranhado de vias de circulação. composto de ferrovias, rodovias, hdrovias e linhas aereasAs metropoles europeias constituem os principais pontos de intersecao da intrincada rede de tranorte europeia que alem de astante abrangente tbm se caracteriza pela exelente qualidade Isso se constata no otimo estado de conservação das rodovias e ferrovias , vem como no moderno aparelhamento dos principais portos e aeroportos da Europa desenvolvida. Tal situação garante maior segurança e eficiencia aos servicos de transporte.

É possivel concluir que a Europa desenvolvida apresenta um espaço geografico com caracteristicas bem diversas. As regioes com industrializados e urbanizados sao intensamente povoados e apresentam nivel economico mais elevado. Outros centros dinâmicos principais distribuem se pela Franca, Espanha, Portugal e Italia.

Pronto gente , e é isso ! Espero ter ajudado ! ;) Beijos beijos !

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Matérias do caderno e explicação

Terrorismo :  terror ( não é declarado ) -> diferente de guerra que é declarado
          Estado : governo se utiliza de grupos terroristas para lutar contra os opositores
          Mercenário : $ tudo que nao for exército brasileiro oficial é mercenário.
          Ideológico: Pratica atos violentos motivados por determinada visao de mundo
Todo movimento terrorista mundial geralmente é por motivos de separação nacionalista ( FARC , ETA , IRA , ALkaida )
___________________________________________________________________________

Desenvolvimento Sustentável
É O DESENVOLVIMENTO DE UM PAIS COM O MINIMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Fontes de energia renováveis : são todas as fontes a qual o tempo de renovação é mto certo ou são fontes ineSgotáveis ( sol vento cana)
Fontes de energia não renováveis : se esgotam ( petróleo gasolina asfalto oleo diesel borracha, outro , prata )
________________________________________________________________________

DIREITOS HUMANOS

UNIVERSAIS : todos tem a mesma dignidade
NATURAIS: sua origem não é o estado mas a própria natureza humana
INALIENÁVEIS: ninguém pode renunciar ou negociar e o estado não pode dispor dos direitos dos cidadãos
INVIOLÁVEIS: não podem ser destruídos o que constituiria um atentado contra a pessoa
OBRIGATÓRIOS: impõem a todos a obrigação de aceita-los . mesmo que não exista uma lei que assim o estabeleça
INDIVISÍVEIS: suprimir qualquer um deles põe em risco o respeito aos demais.

______________________________________________________________________________

a revolução tecnologica e os espacos da globalização

Técnica : desenvolvimento na produção de instrumentos , maquinas etc
Espaço geográfico : espaço modificado pelo ser humano
tecnologia : aplicação de conhecimento em bens materiais e no desenvolvimento de novos métodos de trabalho .
Fisica e Engenharia ( criar usinas )
Entre ciência e tecnologia : medicina , medicamentos , vacinas , aparelhos de diagnóstico etc
Meios de transporte -> criação de aparelhos e maquinas .
1a rev. Industrial : Invençoes , descobertas revolucionárias, INGLATERRA , carvão
2a rev. Industrial :  Inovações tecnológicas , fonte petróleo , países europeus , EUA , e Japão
HOUVE CRESCIMENTO :
* campo se modernizou
* empresas no setor terciário diversificaram nos centros urbanos fazendo crescer as metrópoles.
* outros continentes : demanda de matérias primas cresceram vertiginosamente , o mercado consumidor desses países em sinais de saturação
3a rev. Industrial : ciência -> tecnologia Robótica, micro eletronica , informatica ( software e harware ) EUA , JAPÃO , ALEMANHA , FRANÇA.
Os paises que se encontram na 3a rev Industrial sao países desenvolvidos. Por que ?
Quem domina a tecnologia tem produtos mais desenvolvidos isto é , tem a maior capacidade de disputar o mercado global .
Nas industrias modernas que possuem robôs na produção , gera qualidade porem gera desemprego
DIT : Durante um período do capitalismo as grandes potencia precisavam de materias primas para as suas industrias , entas elas definiram quem vai ser os fornecedores de matérias primas e quem iria produzir os bens industrializados.
Espaço natural : espaco intocavel pelo homem
Espaço geografico : espaço natural que já foi transformado pelo homem

MEIO AMBIENTE E PROBLEMÁTICA ECOLÓGICA

O agravamento dos problemas ambientais , causado pelo modelo de desenvolvimento da sociedade socialista industrial , surgiram vários movimentos em defesa da natureza ;
Os recursos necessários para o funcionamento dessas organizações são doações voluntárias , e de verbas de empresas privadas ou do próprio governo ; Elas desempenham papel importante para a sociedade servindo para alertar os riscos ambientais ,que ameaçam o planeta.
PRESERVACIONISMO : Para os preservacionistas , as florestas que ainda existem não podem ser exploradas, devendo permanecer intocadas.
ECO DESENVOLVIMENTISMO : As florestas devem ser exploradas, porém sem que isso comprometa a sua existência
CAPITALISMO : As florestas devem ser aproveitadas . pois , caso elas desapareçam, o ser humano pode substituí-las por reflorestamento
Rev. Verde : Visava o aumento da produção de alimentos --> modernização do campo
Grande parte da producao agricola, sobretudo , a dos países mais pobres ,  destina-se ao abastecimento do mercado consumidor dos países desenvolvidos , e não a população que necessita de maior oferta de alimentos .
PREJUÍZOS DA REV. VERDE : os solos ficaram contaminados com o emprego dos agrotóxicos ; fragilização dos solos , que se tornaram sucetiveis devido aos processos erosivos , etc
Após as discussoes sobre os problemas ambientais , a ONU concluiu que a preservação da natureza dependera da implantação de um programa de desenvolvimento sustentável. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : modelo de densenvolvimento economico que busca atender ás necessidaes da sociedade atual sem comprometer a sobrevivencia das gerações futuras. É necessaria a realização de vários projetos , os quais exigem a participação ativa de governantes, empresarios e cidadaos em geral
A substituicao de agente poluidores como petroleo e carao , eliminaria a principal causa da poluicao atmosférica.
Nós também podemos ajudar economizando água , fazendo a coleta de lixo , economizar energia etc

Sociedades do consumo !!

O avanço do capitalismo vem acompanhado de importantes inovações , o que leva a um aumento crescente da produção , gerando a sociedade do consumo;
O consumismo se caracteriza pelo volume exagerado de produtos que se adquire e também pela compra por aquilo que não é essencial á nossa subsistência.
O aumento da demanda por materias primas necessarias a produção de novas mercadorias , o que acelera o ritmo da degradaçao ambiental;
Para atender ao grande aumento da producao foi preciso explorar uma quantidade cada vez maior de recursos. Desse modo a natureza passou a ser vista apenas como fonte de materias primas o que deflafrou um intenso processo de degradação ambiental;
A intensa exploração levara a um rápido esgotamento desses recursos, que não são renováveis. O petróleo por exemplo não é renovável , constitui a principal fonte de energia . A falta de petróleo levaria a paralisação de muitas atividades industriais e de grande parte dos meios de transporte
O crescente aumento do consumo ocorre de maneira diferentes entre países. Grande parte dessa população encontra-se nos países desenvolvidos onde a renda per capita é elevada, possibilitando maior acesso ao consumo.
Os países desenvolvidos consomem mais recursos por isso são responsáveis pela maior parte dos problemas ambientais. Isso ocorre porque os países ricos lançam uma imensa quantidade de gases tóxicos na atmosfera, alem de produzir a maior parte do lixo doméstico e industrial que contamina o meio ambiente.
A degradação da natureza nos países subdesenvolvidos é intensa e o espaço de seus territórios e bem transformado( erosão dos solos , desertificação , contaminação dos recursos hídricos etc )
Segundo Malthus o crescimento populacional ocorreria em um ritmo acelerado que o crescimento da produção de alimentos levaria a um quadro de fome sem precedentes.
Superpopulação : crescimento demográfico relativamente maior que a disponibilidade dos recursos necessários para suprir as necessidades de consumo da população; Os países subdesenvolvidos são eles que na atualidade apresentam as mais taxas de crescimento populacional ; Já para os estudiosos, o problema está no padrão de consumo , pois os países desenvolvidos contribuem muito mais para a dilapidação na natureza  Alem disso , o nível de consumo desses países é maior que a própria capacidade de gerar recursos .

Fluxos populacionais : o caso das migrações internacionais

       Deslocamentos populacionais em que as pessoas atravessam fronteiras poluticas de seus países de origem para se estabelecer no exterior é chamado de migrações internacionais.
Esses fluxos estão relacionados aos fatores de atração, melhores condições de vida.
Os trabalhadores migram dos países subdesenvolvidos , para os desenvolvidos onde encontram melhores condições de vida e perspectiva de salário mais elevado;
* Uma das principais características dos fluxos internacionais , são as facilidades que os migrantes tem para se deslocar, em virtude da possibilidade de realizar viagens aéreas e marítimas;
Saída de brasileiros para o exterior -> EMIGRAÇÃO
Entrada de estrangeiros no país -> IMIGRAÇÃO
* A emigração tem sido motivado por dificuldades financeiras; Em contrapartida o Brasil tem acolhido imigrantes de diversas origens ,  a maioria a procura de trabalho ou abrir algum negocio próprio , sobretudo nos grandes centros urbanos.
* Outra característica de imigração no brasil é a entrada de profissionais mais qualificados no pais, vindos principalmente dos Estados Unidos para trabalhar em empresas multinacionais.
Os movimentos migratórios internacionais no Brasil estão em equilíbrio, quase não há diferença entre a quantidade de imigrantes e o numero de emigrantes.
Os refugiados são aqueles indivíduos que sofrem perseguições de ordem politica, religiosa , ou étnica, e são obrigados a deixar o local em que vivem e refugiar-se em regiões onde se sintam seguros , mesmo que seja no interior do próprio país.
* Os fluxos turísticos são motivados pelo lazer, este cresceu com a chamada ''industria do turismo''. A utilização de industria baseia-se na ideia de comercialização em viagens em grande escala, a custos reduzidos, com maiores lucro( pacotes de viagens , redes de hotéis, cruzeiros marítimos etc ).Esses fluxos estão se tornando cada vez mais importantes na economia dos países.
        É isso aí gente !! Comentem ai !! Abraços !!