domingo, 24 de junho de 2012

Questões políticas , ideológicas e populacionais na Europa política

Europa desenvolvida é uma das regioes mais populosas e povoadas do mundo .
Distribuição irregular , em extensas áreas existem mais de 200 hab./km²( India e China ) . Menores densidades demográficas inferiores a 10hab./km² (em regioes frias , como os Alpes , predomina a vegetação de tundra e a floresta de coníferas ).
O continente europeu abriga povos com diferentes culturas , linguas , Essas diferenças e semelhancas referem-se principalmente a religiao e a língua e, de modo geral , aos costumes desses povos . Grande parte da população formada por católicos romanos  e poucos protestantes . A língua se destaca como elemento cultural formador de nacionalidades , pois cria identidades e fortaleçe as relaçoes entre as pessoas.  
Entre algumas minorias nacionais , o sentimento nacionalista exacerbado fazem surgir grupos que apelam para o terrorismo a fim de atingir objetivos políticos.
*  os integrantes do movimento separatista ( nacionalistas ) realizam manifestações e atos políticos na tentativa de sensibilizar a opinião pública nacional e internacional a favor de sua causa .
Comparando a estrutura etária da população de países da Europa desenvolvida e países subdesenvolvidos ,que essas nações diferem na proporção de idosos , adultos e jovens no total populacional.
O intenso processo de industrialização e urbanização do continente europeu provocou mudanças do comportamento social , sobretudo o que refere-se á procriação.
 A entrada da mulher do mercado de trabalho e os altos custos de alimentação, vestuário e educação são alguns dos motivos que levaram a mtas familias a optar por um número reduzido de filhos , o que resultou na redução das taxas de natalidade e o numero médio de filhos por mulher nessa regiao.
O elevado numero de idosos é resultado aumento da expectativa de vida da população , que saltou de 66 anos para 78 anos , na Europa desenvolvida.
Adoção de bem estar social por parte de vários estados europeus em garantido aos cidadaos a educação e o direito ao seguro-desemprego á aposentadoria ,proporcionando-lhes uma elevada qualidade de vida .
Nas últimas décadas , grandes fluxos migratórios ( principalmente oriundos da África , Ásia e América Latina ) têm ido para os países europeus como Inglaterra, Itália , França , Alemanha e Bélgica.
Também é grande o fluxo migratórios de trabalhadores dos antigos países socialistas , como Sérvia , Hungria , para a Europa desenvolvida , em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho .
Os movimentos de grupos xenófobos que se apoiam em doutrinas racistas ,os quais repudiam explícita e violentamente a presença de estrangeiros além de exigir do governo que eles sejam repatriados( que voltem ao país de origem ) .
A pressão política exercida pelos grupos xenófobos tem levado o governo de vários países europeus desenvolvidos a adotar medidas que restringe a entrada de imigrantes .
Gente e é só isso , espero tem ajudado vocês , deem seus  comentários por favor , e obrigada ! 

O quadro natural da Europa

Predomina tipo de clima temperado, em regiões de maior latitude, como porção setentrional( norte ) dos países escandinavos atuam o clima frio e polar. Ao sul predomina clima mediterrâneo.
FATORES NATURAIS QUE INFLUENCIAM AS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS DA EUROPA : 
* Relevo : predominio de planicies , o qe facilita a entrada de frente frias polares tornando o clima mais frio , sobretudo no inverno
* Corrente Marítima : Bem influenciada pela corrente marítima do Atlântico , ela traz calor e umidade para o clima , ajudando para que os invernos sejam menos rigorosos .
* Efeito de maritimidade : A proximidade com a massa de água oceânica torna as amplitudes térmicas diárias , mensais e anuais bem menores que as registradas nas áreas interioranas dos continentes. Isso torna o clima das áreas litoraneas mais ameno , com veroes e invernos menos rigorosos que os registrados nas outras regioes.
VEGETAÇÃO DA EUROPA : 
Tundra : norte da península Escandinava e da Russia , clima frio polar , invernos rigorosos , formada por gramineas , musgos e liquens.
Taiga : Esta ao sul da tundra e apresenta coniferas, mto exploradas pela atividade madeireira, clima frio.
Floresta Temperado : clima temperado , duas estações definidas ( veroes quentes e invernos frios ) , predomina arvores caducifolias.
Estepe e pradaria : sudeste do continete europeu , onde dominam as gramineas e as plantas herbaceas.
Vegetação de Altitude : elevadas altitudes ( cadeias montanhosas como Alpes ) , clima frio , predomina gramineas , musgos e liquens ,
Vegetação Mediterranea : clima mediterraneo , mais quente que em outras partes da Europa e com longa estação seca , predomina garriques e os maquis .
* A grande extensao territorial , os aspectos climáticos e a dinamica tectonica sao fatores que colaboram diretamente na origem das diversas formas de relevo e da vasta rede hidrografica europeia .
FORMAS DE RELEVO EUROPEU :
Planícies : 70% do territorio , deposição de sedimentos , em era geológicas recentes, trazidas por rios ou naturais  ( planicie Russa ).
Planaltos e maciços antigos : regioes bem desgastadas pelo processo erosivo desde eras geologicas remotas(meseta Espanhola , maciço Central Frances ).
Cadeias Montanhosas : formadas por grandes desdobramentos modernos, geologicamente mais recentes que as demais formas de relevo. Territorio mais atingido pelos terremotos e vulcanismo (Alpes , na França , Itália , Alemanha ) .
Rios Importantes da Europa : Volga em terriitorio russo , Dnieper na Ucrania , Danubio que banha nove paises europeus ,o Rio Reno ( rio Transeuropeu ) , o Sena na França .
Por meio de um sistema de canais , o alto curso do Danúbio , em território alemao, esta ligado ao rio reno , facilitando a comunicacão entre regiões distantes do continente europeu por meio fluvial
O consumo de água  pela população e o uso agrícola ocorreram de forma abusiva. Com decorrencia desse processo , em alguns paises europeus está o metro cubico de água mais caro entre as nações desenvolvidas. Governos e outros fazem campanhas para evitar o desperdício domestico e industrial .
Espero que tenham gostado , deixem seus comentário e obrigada ! Beijos

Globalização , desenvolvimento e subdesenvolvimento

A distribuição desproporcional de riquezas gera graves problemas socioeconômicos não somente entre países ricos e pobres, mas também entre os habitantes de um mesmo país, sendo a pobreza o problema mais evidente.Observe :
* quase metade da população mundial, cerca de 2 bilhões de pessoas, sobrevive com menos de 2 dólares por dia ;
* as 500 maiores fortunas do mundo ultrapassam o valor de toda a renda recebida pelas 416 milhões de pessoas mais pobres do planeta ;
* os 20% mais ricos acumulam cerca de três quartos do rendimento mundial.
Ao aumentar a concentração da renda, o processo de globalização elevou as desigualdades econômicas entre os países( Os países ricos ficaram mais ricos , e os países pobre ficaram cada vez mais pobres )
Um exemplo disso é que a participação atual dos países subdesenvolvidos na economia mundial é inferior a décadas atras . Isso porque a abertura dos mercados , levou os países sub. a enfrentarem uma concorrência com os produtos estrangeiros. Como eles não tinham condições de competir nesse mercado , muitos mercados foram levados a falência  ( o que comprometeu o crescimento das economias subdesenvolvidas. ).
Isso tbm gerou endividamento dos países subdesenvolvidos ( tarifas sendo eliminadas -> importações crescem exageradamente -> desequilibra balança comercial -> déficits se torna crescente , obrigando contrair novos empréstimos )
Globalização favorece mais as transnacionais, sediadas por paises ricos.
Outra caracteristica marcante da globalização -> disparidades tecnologica entre os paises desenv. e subdesenv.. Isso deve o fato dos paises pobres não terem conseguido acompanhar a tecnologia desenvolvida dos paises ricos.
Esse atraso dificulta o desenvolvimento  gerando DESIGUALDADE COMERCIAL.
Essa situação caracteriza a DIT( divisão internacional do trabalho ) , de um lado estão os paises pobres , dependentes da exportação dos produtos primarios , que são produtos menos valorizados . Do outro lado estão os paises ricos desenv. exportadores de produtos avançados tecnologicamente cujos preços são valorizados .
Pode-se perceber que a globalização esta acentuando as desigualdades entre os paises desenv. e subdesenv. Esta fazendo com que os paises ricos continuem ricos e os pobres continuem podres .
E é isso gente , espero que tenham gostado , deixem seus comentários e obrigada !